Ludmila Dayer, que ficou conhecida por todo o país após dar vida a Joana em Malhação, na Globo, usou as redes sociais na quarta-feira (28) para revelar ter sido diagnosticada com esclerose múltipla. Segundo a atriz, a doença foi causada por um vírus chamado Epstein-Barr (EBV).
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, atualmente, mais de 30 mil brasileiros sofrem com a doença. A esclerose múltipla atinge o sistema nervoso central e, com isso, a pessoa pode sofrer com problemas na visão, fala, audição e movimentos. Além de Ludmila Dayer, as famosas Claudia Rodrigues e Guta Stresser também foram diagnosticadas com a doença autoimune.
‘Meu corpo começou a ficar esquisito’, contou Ludmila
Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Ludmila Dayer contou ter começado a se sentir mal há cerca de dois anos. A atriz contou que costumava praticar esportes e malhar, por isso, achava que tinha saúde. No entanto, o seu corpo “começou a ficar esquisito”.
Em 2020, ela começou a ser submetida a vários exames após começar a sentir fraqueza e perder a cognição e visão. Segundo Ludmila, quando ninguém diz o que você tem, você acaba achando que está ficando maluca.
No início deste ano, Ludmila Dayer recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla e, com isso, confessou: “Meu mundo caiu”. Segundo a artista, ela está vivendo o auge de sua carreira, com vários projetos, além de estar começando a dirigir agora.
Após o diagnóstico, Dayer começou a estudar para conhecer mais sobre a doença e, com isso, acabou desmitificando muita coisa em relação à esclerose múltipla. Além disso, a atriz mudou a sua alimentação, já que acabou descobrindo que alguns alimentos acabam causando inflamação no corpo, enquanto outros desinflamam.