No desejo de se vingar de Tenório, Alcides roubará José Leôncio nos próximos capítulos da novela Pantanal. Depois de ter sido abusado pelo grileiro, o peão contou a todos na fazenda que foi atacado por uma onça e alegará que precisa de uma azagaia para se proteger, caso seja atacado novamente.
Na verdade, o personagem de Juliano Cazarré está querendo é usar a arma para matar Tenório. Tadeu é quem contará ao peão que o rei do gado tem uma azagaia em casa e ao ouvir isso o fortão começará a planejar uma forma de acabar com seu algoz.
Quando Trindade estava na fazenda, ele foi possuído pelo cramulhão e instruiu o peão sobre a melhor forma de acabar com o grileiro: “O Trindade falô que num podia sê arma de fogo, nem faca… então eu vô tê que pegá o infeliz na zagaia“.
Com sangue nos olhos, Alcides pedirá a Zaquieu para roubar a arma de José Leôncio para que ele possa matar Tenório e confessará que pretende cometer um crime bárbaro.
O ex-mordomo atenderá ao pedido do amigo e pegará a azagaia do patrão. Depois disso a dupla ficará de tocaia na fazenda vizinha até cercarem o grileiro e matarem ele.
Zaquieu assumirá a morte de Tenório e contará a todos que ele foi quem atirou no vilão. Alcides bem que tentará dizer a verdade, mas será interrompido pelo ex-mordomo, que dirá: “Eu acertei uma bala bem no meio dos cornos daquele infeliz“.
Mas Alcides alegará que Tenório foi quem atirou primeiro e por isso não será preso. Zé Lucas avisará que a morte do grileiro acabou sendo registrada como legítima defesa.
Tibério não acreditará na história contada pelo ex-mordomo, pois Zaquieu contará que foi a primeira vez que matou alguém. O violeiro então comentará: “E bem no primêro foi acertá a testa do infeliz“.
Mais tarde, Alcides contará a José Leôncio que na verdade, foi ele quem matou Tenório e o fazendeiro decidirá disponibilizar seus advogados para que defendam Zaquieu.
