Globo corta quase 50 capítulos de Pantanal; final da novela será exibido no dia 7 de outubro

A novela das 21 horas está na reta final e promete fortes emoções nos últimos capítulos.

PUBLICIDADE

O remake da novela Pantanal na Globo chega ao fim no dia 7 de outubro, sendo assim, contará com um total de 167 capítulos. A emissora carioca cortou 49 capítulos da versão original, exibida em 1990 e teve 216 episódios.

Na época em que a novela que foi ao ar primeiramente na Rede Manchete, era costume exibir na televisão longos folhetins. Basta lembrar que em 1990, a novela Barriga de Aluguel, na Globo, contou com 243 capítulos no horário das 18 horas.

A Manchete, após levar Pantanal ao ar, estreou a  novela Ana Raio e Zé Trovão, que teve 251 capítulos. Mas atualmente a Globo vem exibindo tramas mais curtas, que nunca passam dos 200 episódios.

Cara e Coragem foi uma exceção, pois a novela exibida no horário das 19 horas está prevista para terminar só em janeiro do ano que vem. E quanto à novela Terra Vermelha, com previsão de ir ao ar no horário das 21 horas a partir de 2023, poderá chegar a 250 capítulos.

O que chama a atenção no caso do remake de Pantanal é que o autor Bruno Luperi quase não mexeu na história original, escrita por seu avô, Benedito Ruy Barbosa. Quem acompanhou a novela na década de 90 agora vê praticamente a mesma história, com poucas mudanças.

No decorrer da trama na Globo, Bruno foi criticado por não realizar mudanças em relação a alguns personagens, principalmente no que diz respeito a Trindade, já que o público queria ver o peão até o fim da trama e ficando com Irma.

Uma observação importante em relação à versão original da novela e seu remake é que na Manchete os capítulos eram bem mais curtos, sendo assim, em uma noite é possível mostrar bem mais da história na Globo.