Debate presidencial no SBT: Lula se explica e diz porque não vai participar

Pool formado por SBT, CNN Brasil e outros veículos exibe debate e Lula não vai participar.

PUBLICIDADE

O SBT exibe debate presidencial neste sábado (24), às 18h15, e haverá uma ausência entre os sete candidatos convidados pelo pool formado pela emissora de Silvio Santos, a CNN Brasil, Veja, Estadão/Rádio Eldorado, Nova Brasil FM e Terra.

Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera a corrida presidencial, não vai participar do debate. O candidato à presidência explicou o motivo da ausência durante evento em Ipatinga (MG). Ao se explicar, o ex-presidente da República disse que adora participar de debates.

“Lamentavelmente, o debate do SBT demorou um pouco”, disse Lula. Segundo ele, quando a confirmação do debate chegou, ele já havia marcado agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo. O debate organizado pelo pool de veículos de comunicação estava marcado desde o final de julho.

A campanha eleitoral começou, oficialmente, no dia 16 de agosto. Lula não informou quando marcou agenda no Rio e em São Paulo. Sem o líder das pesquisas, participação dos debates Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Padre Kelmon (PTB) e Felipe D’Ávila (Novo).

Lula lidera pesquisas do Datafolha e do Ipec. O ex-presidente aparece com 47% das intenções de voto no Datafolha divulgado na quinta-feira (22). Jair Bolsonaro é o segundo colocado, com 33%. As eleições acontecem no dia 2 de outubro e o instituto não conseguiu confirmar que haverá vitória de Lula no primeiro turno. O ex-presidente apareceu com 50% dos votos válidos. Caso haja segundo turno, a disputa acontece no dia 30 de outubro.