Nos próximos capítulos de Pantanal, Tenório (Murilo Benício) promete fazer algo devastador com Alcides (Juliano Cazarré). Para se vingar do peão por roubar a sua esposa, o grileiro abusará sexualmente do sujeito e o humilhará diante de sua ex. Diferentemente da primeira versão, de 1990, Alcides escapará da castração, mas ganhará um verdadeiro trauma.
Revoltado com a escolha de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) ao ficar com Alcides, o grileiro sofrerá de devaneios e, em meio a uma conversa consigo mesmo, refletirá sobre os motivos que o levaram a cometer tal ato de brutalidade. “Pra ela aprender que homem, nessa vida, ela não vai ter outro igual”, refletirá o coronel.
Alcides sofre novo golpe em Pantanal
Se já não bastasse a rivalidade com Tenório, Alcides ganhará uma nova inimiga no caminho para ficar com Maria Bruaca. Trata-se de Guta (Julia Dalavia), que, em cenas programadas para irem ao ar nas próximas semanas da trama, colocará a própria mãe contra a parede, questionando as reais intenções do peão com ela.
Ao aparecer na sua antiga casa para visitar a filha, Bruaca terá uma conversa com Guta, informando à jovem que pretende se mudar para Sarandi com Alcides assim que Guta der à luz ao bebê que espera. “A senhora tem certeza? Quero dizer… Ele gosta da senhora? Gosta de verdade?”, questionará a herdeira.
Sentindo-se pressionada, Maria Bruaca desconversará, apesar de mostrar que acredita no amor que Alcides sente por ela. Insistente, Guta cutucará a ferida da mãe, que dará a resposta merecida, jogando verdades na cara da jovem. “O Alcides gosta de mim sem nunca ter pedido nada”, argumentará, mas Guta voltará a rebater, dizendo que antes Bruaca não tinha nada a oferecer como agora, uma vez que tomou posse das terras de Sarandi no processo de divórcio com Tenório em Pantanal.
