Maria Bruaca sofreu muito em Pantanal. Ela passou por poucas e boas na mão do marido Tenório. O grileiro sempre tratou a mulher muito mal, fez dela gato e sapato e ainda a traía de várias maneiras. O vigarista manteve uma segunda família em São Paulo.
Cansado de sofrer, Maria se deixou levar pelos encantos de Alcides e traiu o marido com o peão – ela também já havia ficado com Levi. Tenório descobriu tudo e a botou para fora de casa sem um tostão no bolso. Maria foi viver ao lado de Alcides e recebeu importante ajuda de José Leôncio.
Até o fim da novela, marcado para o dia 7 de outubro, ela e o peão ainda vão sofrer nas mãos de Tenório. O grileiro vai sequestrar os dois e abusará de Tenório. O ataque vai marcar a vida do amor de Maria para sempre. Outra cena que promete bastante envolverá a sofredora e Guta.
Maria decide ir embora antes de neto nascer
A jovem vai desconfiar do que Alcides sente pela mãe. Isso porque Maria vai ganhar na Justiça parte dos bens de Tenório, por causa do divórcio. Ao ver a idoneidade de Alcides sendo colocada em xeque, Maria não terá dúvidas e mandará a real na casa da filha.
A sofredora vai dizer para Guta que vai embora antes de o neto nascer. Ela e Alcides planejavam ir para o Sarandi, no Paraná. O problema é que Tenório pegará os dois. Maria não vai ter tempo de se mudar de estado. As cenas de Maria e Guta estão previstas para irem ao ar na segunda-feira (26). Falta pouco para Pantanal acabar. A substituta será Travessia, de Gloria Perez.