Participante de A Fazenda 14 comprou mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, diz colunista

A estratégia pode ser perigosa, visto que viola as regras da rede social.

PUBLICIDADE

Os responsáveis por administrar a rede social de Ellen Cardoso, a mulher Moranguinho, que atualmente participa do reality A Fazenda 14, decidiram comprar 1 milhão de seguidores para o Instagram da ex-funkeira, tornando-a uma das pessoas mais populares da web entre os participantes do reality.

O reality show da Record estreou no dia 12 de setembro, dez dias depois, a esposa do funkeiro Naldo Benny, ganhou 1,3 milhão de novos seguidores na plataforma, apenas nesse período.

A coluna de Gabriel Perline, do iG, decidiu investigar como Moranguinho conquistou mais de 1 milhão de seguidores, mesmo não sendo atualmente uma das protagonistas de A Fazenda 14. O crescimento do número de seguidores da ex-funkeira soa estranho ao ser comparado com o de Deolane Bezerra, considerada participante de mais destaque do jogo até o momento, a advogada ganhou apenas 13 mil novos seguidores.

Segundo o colunista do iG, a compra de seguidores para o perfil do Moranguinho foi comprovada através da ferramenta CrowdTangle (uma das ferramentas utilizadas no mercado de marketing). Segundo os dados, a ex-funkeira havia perdido seguidores no Instagram antes da emissora confirmar seu nome na coletiva de imprensa de A Fazenda 14. Uma média de 1.000 pessoas a deixavam de seguir todos os dias.

A partir de 6 de setembro, dia em que foi oficializada sua participação no reality rural, o crescimento passou a acontecer gradativamente. Ela tinha 2.323.175 seguidores uma semana antes da estreia. Em 12 de setembro, ela já contava com 2.773.116. Depois disso, diariamente os seguidores cresciam de maneira incomum, sempre variando de 50 mil a 200 mil por dia.

A ferramenta CrowdTangle também mostrou que a taxa de engajamento no perfil de Moranguinho é de 0,31%, o que é considerado extremamente baixo para o perfil ter crescido de forma orgânica. Além disso, a Moranguinho está começando a ganhar seguidores de vários outros países, algo comum na compra de seguidores. A estratégia dos administradores pode ser perigosa, visto que venda e compra de seguidores violam as regras do Instagram.