Desde que Tenório descobriu que Maria o traiu com Alcides, o grileiro não esconde sua sede de vingança e fará de tudo para acabar com a vida dos amantes. Após atentar contra o peão, o pai de Guta acabará levando a pior e perderá a vida. Nesse dia, Marcelo terá viajado para campo grande, onde descobrirá segredo do passado do pai.
Com a morte de Tenório anunciada, Renata se encherá de ira e prometerá vingança pelo pai. O filho mais novo do grileiro partirá para a fazenda de José Leôncio disposto a cometer uma verdadeira tragédia, mas será recebido por Juma. A mulher-onça fará de tudo para tirar a ideia absurda da cabeça de Renato, mas será Marcelo quem conseguirá impedir que uma tragédia aconteça.
De volta ao Pantanal, o namorado de Guta ficará sabendo da intenção de vingança de Renata e irá até à fazenda atrás da irmã. No encontro, Marcelo contará tudo que descobriu a respeito do passado do pai e impedirá o pior. “Eu tive na delegacia”, explicará o filho de Zuleca.
Marcelo contará que puxou a ficha criminal de Tenório e descobriu que o pai era um grileiro, um aproveitador, um latifundiário improdutivo, conforme dirá a Renato. “Ele teve o mesmo fim que ele deu a tantas pessoas. Infelizmente, essa é que é a verdade“, dirá Marcelo, deixando o irmão em choque.
Com toda revelação esclarecida, Renato refletirá rapidamente sobre o que ouviu da boca do irmão a respeito da vida criminosa do pai e desistirá do plano terrível de vingança. Os dois irmãos se unirão e voltarão para fazenda que foi do grileiro. Lá, eles trabalharão na lida com o gado e permanecerão junto à mãe.