Na reta final de Pantanal, Tadeu (José Loreto) será chamado de neto pelo Velho do Rio (Osmar Prado). O filho de Filó (Dira Paes) cresceu acreditando ser o herdeiro biológico de José Leôncio (Marcos Palmeira) e se orgulha muito disso.
O namorado de Zefa (Paula Barbosa) sequer imagina que uma verdade avassaladora o deixará transpassado. Depois de ouvir uma conversa da mãe com Zé Leôncio, o rapaz ficará fora de si e amaça abandonar tudo.
Velho do Rio chama Tadeu de neto
Na primeira vez que o Velho do Rio se encontrar com Tadeu, será quando o rapaz passa pelo pior momento da vida. Tudo começará quando ele ouvir uma conversa reveladora entre Filó e José Leôncio. Na ocasião o rapaz descobrirá que não tem o sangue do Rei do Gado.
“Mais arguém sabe dessa história?“, questionará Zé Leôncio. “A Juma. Ela disse que o Velho do Rio disse que o Tadeuzin não era neto dele“, dirá em resposta a sua fiel companheira. Tadeu ouve tudo e sai transtornado, resolve juntar suas coisas e deixar o bioma brasileiro.
Sem esperar, o encantado surgirá na sua frente e pergunta onde o rapaz está indo. O peão se assusta e pergunta se ele é o Velho do Rio e a entidade lhe responde: “Ocê pode também me chamar de Joventino, meu neto”.
Tadeu insiste em deixar o Pantanal
O rapaz dirá que ouviu a mãe dele dizer que ele não é o seu neto e a entidade rebate: “Eu tava falando de sangue, não de ‘amor’. Claro que ‘ocê’ é meu neto”. Mesmo insistindo em deixar o bioma, o Velho o convence de permanecer nas terras do pai. Tadeu volta para casa, conta ao pecuarista tudo o que a entidade lhe disse e eles se abraçam.