2 regras de ouro para gerir a carreira de atletas mirins

Família e treinadores de Pedro Rodrigues, federado do SP Futebol Clube, compartilham segredo para uma rotina esportiva equilibrada

PUBLICIDADE

Ser um atleta mirim pode ser um sonho, mas também vem com um dilema. Afinal, sempre fica a dúvida dos pais e responsáveis sobre como conseguir se profissionalizar no meio sem sacrificar a formação necessária à idade.

Mas jogadores como Pedro Rodrigues, que tem sido a nossa sensação do São Paulo Futebol Clube com apenas 10 anos de idade parecem ter encontrado o Ovo de Colombo nesse sentido. A seguir, os parentes do jovem atleta compartilham o que faz a diferença para uma gestão de carreira saudável com os tempos de infância.

Equilíbrio

É necessário ter em mente que uma rotina de esportista profissional é uma rotina puxada. Afinal, as coisas não serão como uma mera pelada com os amigos. Mas sim um empenho duro para fazer seu time se destacar nas competições. Ainda assim essa é uma carga que deve ser suavizada conforme não pode eclipsar as atividades e relaxamentos para um desenvolvimento saudável durante a infância.

No caso de Pedro Rodrigues isso começo por não negligenciar os estudos necessários à idade. Assim, Pedro é “sempre bom aluno e bom atleta”, demonstra o pai de Pedro, Josenir Rodrigues. Também não deixa as atividades de lazer de lado. Ele “pratica de outros esportes, Joga vídeo game, YouTube no tablet e brinca com o irmão de 6 anos”, lista Josenir. 

Assistência

O que não deve faltar para um atleta mirim é uma rede de apoio bem fundamentada tanto para gerir sua carreira quanto para aguentar o tranco. Começando pelo apoio familiar. No caso de Pedro ele tem seus treinos supervisionados pela mãe, Andrea, profissional de educação física. Mas deve contar também com o auxílio de outros profissionais para lidar com a mente e o corpo. Assim, os pais contrataram “um psicólogo esportivo que acompanha Pedro, pra sobretudo não deixar a alta cobrança do jovem atleta atrapalhar sua performance técnica”, esclarece Josenir. Um nutricionista e um personal trainer também foram chamados para ajudar no preparo do menino.