Um lugar visualmente bonito e bem montado chama a atenção. Quem nunca ficou admirando fotos e lugares instagramáveis ou até mesmo aproveitou para fazer uma foto e compartilhar? Lugares bonitos são convidativos para essa interação. Por isso, cada vez mais as lojas, salões, clínicas de estética e até consultórios médicos estão se rendendo às tendências da beleza com estratégia.
Que o bonito encanta, nós já sabemos. Mas se é feito pelo olhar de quem entende de mercado e estuda as estratégias, o resultado é certo. De acordo com a designer Carol Cunha, referência na criação de espaços encantadores para empreendedores dos setores de estética e beleza, ter um lugar bonito e aconchegante não é suficiente para fidelizar e atrair mais clientes e pacientes. É preciso ir além do óbvio. O consumidor se torna cada vez mais exigente, onde somente a beleza não basta, mas é preciso também priorizar experiência e conforto.
“A beleza é importante, mas nós temos mais quatro sentidos a serem explorados para tornar o momento do cliente incrível. Quando conseguimos criar uma atmosfera que aguça os sentidos dos clientes, é certeza que ele se tornará um fã do seu estabelecimento”, pontua Carol que criou toda a comunicação visual da clínica Oral Face, uma das clínicas pioneiras em harmonização facial. O projeto idealizado pela designer foi implementado no momento em que esse tipo de procedimento estético estava chegando no Brasil.
Carol Cunha listou estratégias importantes para os empreendedores na hora de montar seus espaços físicos, para fidelizar e atrair mais clientes:
● Criar memórias
Não basta ser visto, tem que ser lembrado. A experiência que você gera para o seu cliente deve priorizar a criação de memórias afetivas positivas. Sendo assim, você terá mais do que um cliente, mas também um fã da sua marca. Use e abuse na decoração para ser referência, quando o cliente pensar no seu segmento, lembrar de você e indicar para outras pessoas.
● 5 sentidos
A visão, olfato, tato e audição são os principais a se trabalhar em um ambiente. Segundo Carol Cunha, isso torna a experiência ainda mais completa e inesquecível.
“Geralmente quando a gente fala da experiência ela está automaticamente ligada aos cinco sentidos, então a gente geralmente trabalha os sentidos para envolver e criar. Aí você consegue fazer com que essa experiência seja tão incrível e o cliente vai fidelizar e virar fã também da marca”, explica.
● Espaço para fotos
O famoso espaço Instagramável é aquele que olhamos e dá vontade de tirar uma foto. Hoje em dia tudo é publicado e compartilhado, e espaços como esse trazem inspirações e empoderamento para boas fotos. Todo mundo se sente atraído para um clique. Aposte em algo que tenha a ver com seu nicho, para aliar as fotos tiradas ao seu negócio. Um local bem iluminado, com algo que remeta a sua marca e que seja o cenário ideal para uma foto é uma excelente ideia para deixar seus clientes confortáveis e automaticamente divulgar seu espaço para outras pessoas.