Daniel Carraretto destaca apps que ajudam a ganhar dinheiro e economizar nas compras pela Internet

Com retornos de 1% a 23%, os consumidores podem obter renda extra ou pagar mais barato por meio de diversos aplicativos disponíveis no mercado.

PUBLICIDADE

A era dos aplicativos realmente pegou o brasileiro de jeito. Segundo um estudo conduzido pela Cetic.br, vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, três em cada quatro pessoas no país acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de usuários. Se considerar quem utiliza apps conectados à rede, o percentual sobe para 79% — há 10 anos, esse número era 41%. A partir das informações mais buscadas, 59% se referem a produtos e serviços, dentre eles, os que podem gerar renda ou garantir vários descontos para a população, com retornos que variam entre 1% a 23%.

“Ao fazer uma compra, você procura o app ou serviço que está oferecendo maior vantagem e ativa a funcionalidade de cashback, por exemplo. Além dessa opção, é possível realizar a compra por meio dele, que te direciona até a loja parceira. Ao finalizar o processo, você terá direito ao crédito correspondente, o qual pode levar até quatro meses para cair em alguns casos”, explicou Daniel Carraretto, educador financeiro e influenciador de investimentos.

O especialista ainda ressaltou que os aplicativos não têm o objetivo de enriquecer ninguém, porém, em tempos difíceis, como os atuais, não se pode desprezar nenhuma fonte de renda extra ou de economia. “É necessário tomar cuidado para que o tiro não saia pela culatra, levando o cliente a comprar mais do que deveria com a ‘desculpa’ de receber um cashback ou desconto”, ponderou Carraretto.

A seguir estão cinco apps que concedem descontos e podem ajudar a garantir uma renda extra no final do mês:

Meliuz: startup disponibiliza gratuitamente em sua plataforma cupons de desconto de lojas on-line e devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor gasto, direto na conta bancária. Com mais de 1.600 lojas parceiras, a empresa oferece cashback em compras em inúmeros sites, dentre eles, Amazon, Ifood, Casas Bahia, Mercado Livre, Shopee, Uber e Shein.

Ame Digital: carteira digital da empresa B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), a Ame é uma fintech pioneira em pagamentos digitais, uma das primeiras a criar uma plataforma de negócios mobile que permite ao usuário comprar em lojas físicas e virtuais, recarregar o celular, adquirir créditos de jogos e usufruir de funcionalidades apenas com o celular. Usando-o em lojas parceiras — como Americanas, Multilaser, Philco, Acer, Sou Barato, Zee.Dog etc. —, o cliente recebe uma parte do valor gasto de volta.

99: uma alternativa para aqueles que buscam retorno financeiro por meio de pagamentos que geram cashbacks é o 99Pay. Com ele, é possível pagar boletos, corridas com a 99, realizar recargas de celular e pedidos no 99 food, todos com descontos. Além disso, a conta ainda garante 220% do CDI, a maior lucratividade entre as carteiras digitais.

PicPay: comprado pelo Banco Original, o PicPay oferecec serviços financeiros e também cashback no pagamento em alguns restaurantes e contas, além de ter promoções esporádicas. Dentre as empresas parceiras podemos listar: Casas Bahia, Extra, Carrefour, Fast Shop, Ponto, Boticário, C&A e Centauro. O cashback é cumulativo e cai na conta PicPay do usuário no prazo estabelecido pelo parceiro.

Livelo: é um site que disponibiliza a opção de comprar e receber milhas de volta. Uma espécie de cashback de milhas que pode ser vendida em sites especializados e convertida em dinheiro. Além disso, permite que consumidores troquem pontos por produtos, serviços, viagens, até mesmo em lojas físicas. Há parcerias com Saraiva, Casas Bahia, Assaí, Extra e Ifood.