Nos próximos capítulos de Pantanal, Muda (Bella Campos) será levada por Tibério (Guito) para fazer companhia a Juma (Alanis Guillen). O casal ficará assustado ao perceber a mulher-onça carregando o corpo de Solano (Rafa Sieg). Mortal, a selvagem já terá arrancado a cabeça do sujeito, após encontrar o jagunço em sua tapera.
Mais tarde, Jove (Jesuíta Barbosa) também irá ao encontro da amada, preocupado com a história que ouviu e disposto a trazê-la de volta à fazenda, uma vez que o parto da bebê se aproxima. No entanto, ela será irredutível, não retornará e tomará a decisão de expulsar o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) do local.
Juma tem reviravolta e vai de ser mortal e amável em Pantanal
No dia seguinte, Juma começará a sentir que as contrações se intensificam, e o parto está prestes a acontecer. Neste momento, ela pegará a canoa, utilizada pela mãe durante o seu nascimento, e irá até um lugar calmo para que a futura Marruá nasça em um ambiente tranquilo.
Entretanto, o processo será mais difícil do que o imaginado e, em determinado momento, Juma torcerá o nariz e gritará pela ajuda de Muda e Jove, que não ouvirão, pois não sabem o paradeiro da mulher-onça. Quem chegará será o Velho do Rio (Osmar Prado), que ajudará Juma a dar à luz.
Acudida pela entidade, Juma já não terá forças, mas o protetor do Pantanal chegará a tempo para ajudar a mulher-onça. Aflita, ela fará um último esforço, enquanto o Velho a ampara, e será exatamente a entidade que, em momento emocionante, receberá a criança no mundo, que encantará Juma à primeira vista em Pantanal.