Em Pantanal, Alcides (Juliano Cazarré) e Zaquieu (Silvero Pereira) estão vivendo uma linda amizade. Apesar de ter discriminado tanto o ex-mordomo de Mariana (Selma Egrei), o amante de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) passou a ter respeito e carinho pelo rapaz.
Em capítulos que foram ao ar na novela das 21h da Globo, Zaquieu chegou a ir embora do bioma há um tempo, por conta dos comentários maldosos que recebeu de outros moradores de lá, devido à sua orientação sexual.
Alcides foi um dos peões que discriminou Zaquieu, mas aprendeu a gostar do morador da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira). Os dois se transformaram em carne e unha e até tramarão juntos para tirar a vida de Tenório (Murilo Benício), após o pai de Guta (Julia Dalavia) abusar de Alcides.
Em capítulos próximos da trama adaptada por Bruno Luperi, Alcides e Zaquieu irão ficar de campana na fazenda de Tenório, para dar o bote no grileiro. Os dois dormirão juntos, à espera para assassinar o vilão no dia seguinte.
Na ocasião, Zaquieu pedirá a Alcides para dormir com ele na mesma cama, e o peão aceitará. Em certo momento, o ex-funcionário de Mariana chegará até mesmo a se declarar para seu amigo: “Eu demorei muito para entender isso que eu sinto por você… Sabe por quê? Porque, apesar de todas besteiras e grosserias que você me disse, você foi o único homem que me aceitou por perto…“, falará Zaquieu.
Mas afinal, os dois terão um relacionamento romântico em Pantanal? Não! Isso porque, quando o namorado de Maria Bruaca notar que o amigo quer algo a mais, deixará claro que tudo o que há entre eles é apenas amizade.
Vale destacar que, com a ajuda de Zaquieu, Alcides conseguirá acertar uma zagaia no peito de Tenório no final da novela. Esse é o fim do vilão de Pantanal.