Em Pantanal, Filó (Dira Paes) sempre esteve ao lado de José Leôncio (Marcos Palmeira) nas horas boas e ruins. Contudo, a mãe de Tadeu (José Loreto) passou grande parte de sua vida com o fazendeiro servindo de governanta na casa dele.
Contudo, o que Filó realmente queria era um romance com o amado, o que demorou para acontecer. Mas em capítulos que devem ir ao ar na trama adaptada por Bruno Luperi, a companheira do Rei do Gado será surpreendida com diversas atitudes inesperadas do amor de sua vida.
José Leôncio reunirá a família e deixará Filó de boca aberta ao anunciar que quer se casar com ela. O fazendeiro, que amparou a mãe de Tadeu quando ela mais precisou, dirá que pretende aproveitar a ida do padre para se unir em matrimônio.
Vale destacar que o sacerdote chegará à fazenda da família Leôncio com o intuito de oficializar a união entre José Lucas (Irandhir Santos) e Irma (Camila Morgado).
“A vida intêra ela merecia ovî essas palavra, que só hoje eu tive coragê de dizê. Falá eu te amo é uma coisa muito séria pra mim…Porque todo mundo que oviu essa palavra foi s’embora“, dirá José Leôncio, se declarando à amada.
“Eu tô pidino a sua mão em casamento, dona Filomena Aparecida, aqui, na frente de toda a nossa gente… O que é ocê tem a me dizê?”, perguntará José Leôncio a Filó, na frente de todos. E é claro que a dona de casa não hesitará em demonstrar com um beijo que aceita se casar com o pai de Jove (Jesuíta Barbosa).
Infelizmente, Filó acabará ficando viúva no dia seguinte ao casamento após José Leôncio sentir uma forte dor no peito e infartar.