Em Pantanal, Alcides (Juliano Cazarré) sofrerá bastante por conta da sede de vingança de seu maior rival Tenório (Murilo Benício). O grileiro está disposto a acabar com a raça do inimigo e para isso se proporá até mesmo a tentar estuprar o amante de Maria Bruaca (Isabel Teixeira).
Depois que o personagem de Murilo Benício abusar do inimigo, Alcides ficará completamente arrasado, mas não perderá a oportunidade de se vingar. O peão firmará uma grande amizade com Zaquieu (Silvero Pereira), e este lhe ajudará em seu propósito.
Dias depois do abuso sexual cometido por Tenório, Alcides e Zaquieu irão à procura do malvado com o intuito de tirar a vida do pai de Guta (Julia Dalavia). Em certo momento do conflito, o amado de Zuleica (Aline Borges) atirará no funcionário de Mariana (Selma Egrei).
Zaquieu cairá no chão depois de tomar um tiro no peito. O rapaz ficará sangrando e acreditará que chegou sua hora de partir. Aproveitando o momento de distração de Tenório, Alcides não hesitará em atirar uma espécie de lança no inimigo, tirando assim sua vida.
Quando ver que cumpriu sua vingança, o amante de Bruaca vai socorrer o amigo. “Eu consegui, Alcides?“, perguntará o personagem de Silvero Pereira, acreditando ter sido ele a tirar a vida de Tenório.
“Ocê foi minha salvação“, responderá Alcides. “Então já posso morrer“, concluirá Zaquieu. Momentos depois, o padrastro de Guta rumará pelo rio com o amigo em um barco. “Eu acertei? Me diz…“, perguntará Zaquieu a respeito do disparo contra Tenório. “Bem no meio da testa“, mentirá o amante de Bruaca.
