No final da novela Pantanal, o Velho do Rio passará o bastão para José Leôncio e finalmente poderá aproveitar o descanso eterno, deixando de aparecer para as pessoas, já que esta função ficará com o rei do gado, o novo guardião do bioma.
Esta transição se dará logo após a morte de Zé Leôncio, quando finalmente ele ficará cara a cara com o pai, neste momento ele perceberá que as pessoas tinham razão quando falavam sobre a presença da entidade na região.
“Pai? Então não era mentira… O sinhô tá vivo. Me deixou esse tempo todo nessa agonia e o sinhô tá vivo?”, questionará o fazendeiro, querendo entender o motivo de muitas pessoas conseguirem ver o Velho do Rio, menos ele.
O personagem de Marcos Palmeira continuará com os questionamentos, alegará que sempre foi um filho a moroso, mas ouvirá que nunca acreditou na existência do ancião, por isso não o viu enquanto estava vivo.
E quando o homem sucuri explicar que morreu ao lutar com uma boca de sapo, o fazendeiro lembrará que na época eles combinaram de não saírem para caçarem o marruá sozinho.
Mas o Velho do Rio explicará que este foi o destino dele, mas que as histórias continuam, pois tem os filhos e os netos que estão vivos e precisando de proteção. Ao dizer isso, a entidade explica que está chegando o momento de partir definitivamente, se aposentando da vida de guardião e passar o bastão para José Leôncio.
“Agora eu tou cansado dessa vida, chegou minha hora de descansar. Até um dia, fio. Cuida bem da tua comitiva“, despedirá o ancião, que desaparecerá para sempre.
Zé Leôncio aparecerá com a capa e assumirá o lugar do pai, começando a circular pela região e até voltará à fazenda, mas aparecerá somente para os netos.