Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) terá um desfecho bastante triste. O boiadeiro perderá a vida depois de sofrer um infarto apenas algumas horas após realizar o sonho de Filó (Dira Paes) de se unirem em matrimônio.
Durante sua vida, José Leôncio nunca conseguiu ver o Velho do Rio (Osmar Prado), apesar de tanto ter desejado isso. Contudo, após partir, o pai de Jove (Jesuíta Barbosa) finalmente conseguirá enxergar a entidade e terá certeza que ele é verdadeiramente seu genitor.
Nesse momento, José Leôncio enfim acreditará que o ancião de fato era seu pai. Curioso, o personagem de Marcos Palmeira irá questionar o Velho do Rio para saber o motivo de ele nunca ter aparecido ao filho em vida. A entidade explicará que foi porque ele nunca de fato acreditou em sua existência.
Sedendo por respostas, José Leôncio ainda vai querer saber como aconteceu a morte de seu pai. O personagem de Osmar Prado dirá que caiu de um cavalo e foi pego pela boca de sapo, que o matou.
Nessa hora, o pai de José Lucas (Irandhir Santos), lamentará a morte do pai: “Eu disse pro sinhô não ir caçar o marruá sozinho, a gente tinha combinado!“. O Velho do Rio deixará claro para o boiadeiro que a história deveria acontecer tal como foi.
“Estava escrito, fio. Nossas histórias também não terminam aqui, tem seus filhos, seus netos… tem que cuidar deles que nem eu cuidei de ocê. Chegou minha hora de descansar“, falará o Velho, que rumará ao descanso eterno depois de passar o bastão para José Leôncio após ficar muito tempo como o protetor do pantanal.
