Em Pantanal, o bebê que Juma (Alanis Guillen) espera vai passar por um grande risco. Isso porque, enquanto a mocinha ainda está grávida, Solano (Rafael Sieg) vai aparecer em sua tapera e tentará eliminar a mãe e a filha.
Solano vai sair da fazenda de Tenório (Murilo Benício) para evitar que o plano que os dois estão tramando seja descoberto. Os crápulas fingirão que o assassino foi demitido e este passará a procurar um lugar para viver para planejar os novos crimes.
A essa altura, Solano já vai ter atirado em José Lucas (Irandhir Santos) e deixado o rapaz entre a vida e a morte. Quando chegar na tapera de Juma, o jagunço vai se deparar a princípio com o Velho do Rio (Osmar Prado).
Depois de vencer um embate contra a entidade, Solano se deparará com Juma, que voltará para a tapera quando começar a sentir as primeiras dores do parto. Os dois entrarão em conflito e o capanga de Tenório encurralará a amada de Jove (Jesuíta Barbosa).
Contudo, o que parecerá o fim de Juma e de seu bebê terá uma reviravolta. A protagonista vai se transformar em onça e atacará o inimigo, deixando-o em pedaços. Mais tarde, a filha de Maria Marruá (Juliana Paes), levará o que sobrou do corpo para a margem do rio e ali o jogará para que as piranhas devorem.
Em seguida, Juma dará à luz sua filha, que é a primeira herdeira da mocinha com o filho de José Leôncio. Vale destacar que Pantanal é uma trama de autoria original de Benedito Ruy Barbosa que vem sendo adaptada por seu neto, Bruno Luperi.
A novela foi ao ar pela primeira vez na Manchete e agora está sendo exibida na Globo.
