Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram que Tenório (Murilo Benício) continua sedento por sangue e não vai sossegar até concretizar sua vingança contra Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré). O grileiro malfeitor deseja matar o casal de amantes, além de castrar o seu ex-funcionário.
Na primeira versão da novela, exibida pela extinta Manchete em 1990, a castração de Alcides realmente aconteceu e foi uma das cenas mais impactantes da história da televisão brasileira. No entanto, o remake da TV Globo resolveu adaptar a sequência de outra forma; e o peão não vai mais ser castrado, mas, sim, estuprado por Tenório.
A própria TV Globo divulgou o roteiro da cena e esclareceu que, apesar de nada acontecer de forma explícita na tela da TV, o texto traz a descrição de um momento sensível, que pode gerar gatilhos em pessoas que passaram por algum tipo de abuso.
Como será a cena de Pantanal
Maria irá até à fazenda de seu ex-marido para falar com Guta (Julia Dalavia), mas ela e Alcides aproveitarão que estão no local para ter mais uma noite de amor no quartinho dos peões, onde o romance entre eles começou. Tenório surgirá de surpresa e mandará que os dois levantem.
Armado, o grileiro malfeitor levará o casal para a tapera e os amarrará. Antes de partir para cima de Alcides, Tenório tentará ter uma relação sexual com sua ex-esposa na frente do peão, mas ela se negará, dizendo que nunca mais quer se deitar com ele.
Nesse instante Alcides começara a ofender o fazendeiro para que ele deixe Maria em paz: “Me mata, seu corno. Me mata, se ocê for homem”. Tenório então ameaçará castrar o peão: “Vou te capar… E te fazer ficar mansinho, mansinho”.
Maria então pedirá para que Tenório deixe Alcides em paz e dirá que ama o peão. Após ouvir isso, o grileiro, que já estava com seu facão na altura das partes íntimas de Alcides, mudará de ideia e arrastará o peão para o quarto. O público não verá Tenório consumando o fato, mas verá Maria assistindo à cena desesperada.
Após estuprar Alcides, Tenório o deixará vivo, cheio de cicatrizes físicas e emocionais: “Ele me matou por dentro“, dirá ele para Bruaca.