A Rede Globo é famosa não só pela dramaturgia, mas pelos jornalísticos que apresenta. Tanto o Fantástico, quanto o Jornal Nacional, são campeões de audiência na rede de TV aberta em seus horários. E foi nessa dobradinha que, hoje, através do Twitter, o editorial dominical antecipou o que está por vir na JN.
O programa apresentado por Bonner está promovendo uma série sobre a Constituição Brasileira. Ao longo de pequenas reportagens, os jornalistas explicam o porquê de ela ser tão indispensável e importante na vida dos brasileiros, sendo que na matéria desta noite, o foco será na saúde.
Direito a saúde gratuita no SUS é garantia da Constituição
Os cidadãos sabem que a saúde é um direito básico da população, entretanto, poucos sabem (ou lembram) que os hospitais públicos, antes da Constituição ser promulgada, tinha pré-requisitos para assistir à população, um deles era a necessidade de ter e apresentar carteira de trabalho assinada.
O episódio desta quarta (14) de #BrasilEmConstituição vai mostrar como o direito à saúde mudou a vida de tantos brasileiros.
➡ A partir das 19h50, no #JN. pic.twitter.com/c51pOxJYfj
— Jornal Nacional (@jornalnacional) September 14, 2022
Ao mencionar como era a vida dos brasileiros sem poder contar com a garantia de atendimento gratuito à saúde e de relembrar as dificuldades em se encontrar tratamento, a repórter narra: ‘Não dá nem pra imaginar’, como seria, se não fosse o SUS.
A frase que termina a chamada é realmente para reforçar: ‘Como o direito a saúde, garantido na Constituição, mudou a vida de tantos brasileiros’.