Tenório aprontará mais uma em Pantanal. O grileiro pegará Alcides e estuprará o peão. Na versão original da novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida pela TV Manchete em 1990, Tenório capava Alcides. Na versão que tem supervisão de Bruno Luperi, neto de Benedito, o desfecho será diferente.
Depois de estuprar Alcides, Tenório o devolverá para Maria Bruaca e ameaçará a ex-esposa. O grileiro não aceita que Maria tenha ficado com Alcides quando os dois ainda eram casados. Além disso, Tenório ficou ainda mais bravo depois que a mulher entrou na Justiça querendo parte de seus bens.
Tenório contratou Solano para matar Alcides, Maria, José Leôncio e os filhos do fazendeiro vizinho. O pai de Guta foi tomado pelo ódio e estuprou Alcides. Diante do peão e de Maria, ele fará ameaças em capítulo que vai ao ar em breve na novela Pantanal.
Tenório vai dizer para Maria que se ela abrir a boca em relação ao que ele fez com Alcides, haverá nova vingança. Tenório ainda vai dizer ao casal que vai esvaziar o tanque do barco e o deixar ser levado pela correnteza para eles conseguirem explicar o sumiço quando chegarem à fazenda.
Por fim, Tenório fará uma ameaça à ex-mulher. “E você, Maria, vai pro Sarandi, cuidar da tua vida… Enquanto você tem uma”, afirmará o grileiro. Na última semana da novela, Alcides, enfim, conseguirá se vingar do ex-patrão. O peão vai conseguir matar Tenório e poderá viver feliz ao lado de Maria. Pantanal chegará ao fim na segunda semana de outubro e será substituída por Travessa, de Glória Perez.