O cineasta Jean-Luc Godard morreu nesta terça-feira (13), aos 91 anos. A morte do franco-suíco foi confirmada por familiares ao jornal Liberation. Não haverá cerimônia funeral.
Segundo informações, Gobard morreu de forma pacífica, em casa e cercado por seus entes queridos. “Ele será cremado”, foi anunciado em um breve comunicado à agência de notícias local France Presse.
Jean-Luc Godard ficou conhecido por sua direção em longas radicais e politicamente ativos. Entre os filmes mais clássicos de Jean-Luc está Acossado, que foi lançado para o cenário mundial do ano de 1960. A obra relata a história de uma jovem e o seu caso com um jovem rebelde em fuga.
Acossado marcou como sendo a estreia de Jean-Luc como cineasta. Além disso, logo fez com que ele se tornasse um dos diretores mais vitais e provocadores, e revolucionou o cinema popular. Alguns dos pontos que mais contribuíram para o reconhecimento de Godard na área foi o fato de ele ter reescrevido regra para a câmera, narrativa e som.
Jean-Luc Godard nasceu em uma família rica franco-suíça no ano de 1930. Ele estudou etnologia na Sorbonne, localizada na capital francesa. Na época, cada vez mais, Godard se mostrava atraído pelo cenário cultural que vinha florescendo no Quartier Latin, um berço de cineclubes que foi criado após a 2ª Guerra Mundial.
Em 1958, Godard conquistou um emprego como operário de construção em uma obra e, com o dinheiro, conseguiu financiar o seu primeiro filme completo, Operation Béton, um documentário que falava sobre a construção de uma barragem com apenas 20 minutos de duração.