Em Pantanal, Alcides (Juliano Cazarré) passará por maus momentos após ser abusado sexualmente por Tenório (Murílo Benício) e, inclusive, acabará desenvolvendo um quadro de depressão. Traumatizado com o ocorrido, o capataz acabará escondendo a violência de todos, com exceção de seu melhor amigo, Zaquiel (Silvero Pereira).
Ouvindo o relato de Alcides, o ex-mordomo acaba se sensibilizando com a situação e oferece ajuda em sua vingança contra Tenório. “O maldito devia ter me matado”, desabafou o violentado.
A violência de Tenório contra Alcides deve ir ao ar já na reta final da trama das 21h, da Rede Globo. A cena deve substituir a castração do capataz que aconteceu na primeira versão da novela.
Em 1990, Alcides foi capado, contudo, diante do apelo público, Benedito Ruy Barbosa acabou mudando esta parte da trama. No último capítulo de Pantanal, o amante de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) acaba dizendo que havia se confundido em relação ao seu órgão genital e, com isso, ele acaba podendo ter um final feliz.
Mesmo assim, agora, o capataz de Tenório terá outras motivações para se afastar da companheira. Ao invés de físicas, o fortão sofrerá consequências emocionais, já que passará a se achar “menos homem” por conta do episódio e acaba se isolando do convívio de todos.
A única pessoa que consegue uma aproximação do peão é Zaquiel, que aconselha o amigo a falar com alguém, ou a raiva que ele sente acabará o consumindo pelo resto de sua vida. Acuado, Alcides diz que não deseja que ninguém saiba o que aconteceu com ele e, inclusive, chega a dizer que levará consigo tanto a violência, tanto “o maldito” que fez aquilo com ele. “Eu só não sei como”, confessou.