Nos próximos capítulos da novela Pantanal, Alcides passará por uma situação difícil após ser abusado por Tenório e entrará em depressão na trama global do horário nobre. Com trauma pelo que aconteceu, o peão esconderá de todos a violência que sofreu, menos de Zaquieu, que acabou se tornando o seu melhor amigo. O carioca ouvirá o desabafo da vítima e, até, se oferecerá para se vingar do grileiro.
Na versão escrita por Benedito Ruy Barbosa, o capataz chegou a ser castrado, mas o autor fez uma mudança no final devido ao apelo dos telespectadores. No último capítulo, Alcides contou que havia se confundido e que seu órgão genital continuava lá. Assim, ele pôde ser feliz ao lado de Maria Bruaca.
Agora, o paranaense não sofrerá apenas fisicamente, mas também, de maneira psicológica e emocional. O peão ficará se sentindo menos homem e decidirá se isolar de todos, inclusive da amada. Após insistir, Zaquieu ouvirá o relato difícil do amigo.
Acuado, o personagem de Juliano Cazarré dirá que ninguém pode saber o que aconteceu. O ex-mordomo falará que Alcides não tem que se envergonhar de nada, mas o amigo estará cego pela crueldade que sofreu. “Ara… Como é que não tem? Um sujeito que passa pelo que eu passei. Que foi currado”.
O ex-funcionário de Mariana dirá que ele foi vítima de uma violência. Alcides afirma que seria melhor que o rival tivesse lhe matado ao invés de fazer o que fez.
Em seguida, Zaquieu se oferece para propor um plano para o boiadeiro, dizendo que ajuda ele a tirar a vida de Tenório. Alcides ficará chocado com a proposta, mas acabará aceitando a ideia depois de muita insistência. Zaquieu vai atrair Tenório para uma emboscada e o peão o atingirá com uma azagaia, que atravessará seu corpo.