Maria Bruaca sabe bem o que é sofrimento na novela Pantanal. A ex-esposa de Tenório foi podada pelo grileiro por muitos anos. Enganada e traída, ela foi expulsa de casa depois de ter traído o fazendeiro. Tenório a mandou embora de casa sem um tostão.
O grileiro ainda quer vingança contra Maria e Alcides. Os dois sabem que correm risco de morte porque o fazendeiro é vingativo e poderoso. Por este motivo, Alcides tenta não dar brecha a Tenório e quer matá-lo primeiro. Essa obsessão do peão levará à separação de Maria.
Os dois vão discutir sobre o assunto e Maria tentará convencer o amado a não fazer nada contra Tenório. Segundo Maria, Alcides não é assassino e ficaria com peso na consciência. Em determinado momento da conversa, Maria vai dar um ultimato a Alcides.
A mãe de Guta vai afirmar que se Alcides quiser ir em frente com o plano terá que esquecê-la. Alcides vai responder na lata que ela pode ir embora e não procurá-lo mais. Os dois ficarão separados depois da briga feia e Maria vai sofrer novamente separada de sua grande paixão.
Alcides opta por vingança em Pantanal
Ao ser colocado contra a parede por Maria, Alcides decide ir em frente com seu plano contra Tenório. Na escolha entre vingança e amor, o peão escolhe a primeira opção. Separada de seu amor, Maria vai cair nas mãos de Tenório e será torturada pelo ex-marido. Somente nos últimos capítulos da novela ela e Alcides vão se reencontrar e ficarão juntos. Alcides vai matar Tenório e a cena que vai ao ar na reta final do folhetim terá muita emoção.