Uma das cenas mais emblemáticas de Pantanal pode ter sido mudada de última hora. O autor Bruno Luperi deixou de lado o desfecho da vingança de Tenório (Murilo Benício) para cima de Alcides (Juliano Cazarré). O grileiro não castrará mais o peão, mas o fará vítima de outra crueldade.
O pai de Guta (Julia Dalavia) quer se vingar do seu ex-empregado, depois que descobriu que ele era amante de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), sua ex-mulher. Tal qual aconteceu na versão de 1990, haveria a cena da castração de Alcides, porém, a história pode ter sido alterada.
Alcides não seria mais castrado em Pantanal
Tenório conseguirá sequestrar Alcides e Maria Bruaca, os torturando em uma taper,a que fica nas dependências da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira). De início, o grileiro pedirá para a ex-esposa soltar os cabelos para fazer amor com ela na frente do peão, que estará amarrado.
A mãe de Guta implorará para que o vilão não a estupre, e o rapaz começará a xingá-lo. O grileiro arrastará o brutamontes para um quartinho, avisando que irá capá-lo. Maria implora para Tenório não matar Alcides e diz que ama o rapaz.
O crápula da trama da Globo rirá da cara dela e afirmará que fará algo ainda pior com seu desafeto. Somente nos capítulos à frente da trama é que Maria descobrirá que o seu ex-marido abusou e estuprou o seu amado, ao invés de castrá-lo.
Alcides promete vingança contra Tenório
O peão promete que se vingará de Tenório e bradará: “Fez de mim um frouxo. Um flozô. E eu vou matar ele por isso. Que, pra isso, eu ainda sô homem!”. Maria implora para Alcides não cometer nenhum crime, mas ele garante que cumprirá essa ameaça.