Para salvar a vida do filho, Trindade tomou uma difícil decisão em Pantanal. O peão optou por deixar a fazenda de José Leôncio após ser ameaçado pelo cramulhão, com quem possuía um pacto. Ao deixar o local, Trindade explicou à Irma, mãe de seu filho, que precisava ir embora, ou uma desgraça aconteceria.
Sem entender, a filha de Mariana ficou desolada por estar sendo abandonada com uma criança na barriga. Cumprindo sua promessa, Trindade deixou a fazenda sem deixar rastros. Após a partida do amado, Irma passou a se aproximar de José Lucas, com quem viveu um affair no início da trama. Se sentindo sozinha, a madame encontrou apoio na companhia do filho mais velho de José Leôncio.
Porém, a irmã de Madeleine terá uma surpresa no dia de seu parto, que será bem complicado. No dia do nascimento de seu filho, Irma chegará a desmaiar por várias vezes, exigindo a presença de Trindade, que se encontra longe da fazenda.
Prestes a perder as forças, a ruiva se surpreenderá com a presença do peão ao seu lado, ajudando-a a trazer o bebê ao mundo. Ao nascer, o bebê dará uma risada tenebrosa ao invés do choro. Trindade, por sua vez, pegará o recém-nascido no colo, livrando-o das garras do cramulhão. O peão ainda fará um pedido especial antes de partir.
Ele se voltará a José Lucas e pedirá para que o peão cuide bem do seu filho. No fim da trama, o ex-caminhoneiro ficará ao lado de Irma e do bebê. Conformada com a partida de Trindade, a filha de Mariana se entregará ao amor de José Lucas, filho mais velho de sua antiga paixão do passado.