Pantanal chega à reta final após o grande sucesso de audiência e a despedida promete fortes emoções. Tenório ainda não se conforma em ter sido traído por Maria Bruaca e Alcides. O grileiro planeja uma vingança contra os dois, além de José Leôncio e toda sua família. Para ajudá-lo, o fazendeiro contratou um matador de aluguel.
Solano chegou na trama para fazer um inferno na vida dos personagens. O capataz já atentou contra a vida de José Lucas e assassinou Roberto, filho mais novo de Tenório. O vilão ainda não sabe que perdeu o filho em razão de sua vingança, já que Solano afirmou que o jovem foi atacado por uma sucuri.
Na reta final na novela, Tenório tentará concretizar sua vingança contra Maria Bruaca com suas próprias mãos. O fazendeiro surpreenderá a ex-esposa e tentará cometer a maior das atrocidades. Ele prenderá a dona de casa em um quarto, submetendo-a chantagem psicológica.
Inconformado em ter sido traído, o pai de Guta tentará abusar da própria ex-esposa, que resistirá bravamente contra as investidas do grileiro. “Eu num vô te servî nunca mais nessa vida! Ocê vai tê que me matá primêro!“, dirá Maria Bruaca cuspindo na cara do vilão, que ficará sem ação. A atitude de Tenório não acabará com o amor do peão e da dona de casa.
Após a morte trágica de Tenório, a mãe de Guta ficará com metade dos bens do fazendeiro. A outra metade ficará com Zuleica, que também triunfará após tanto sofrimento na mão do grileiro. No fim da trama, Maria e Alcides deixarão a fazenda de José Leôncio e tomarão conta das terras de Sarandi.