Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram que Renato (Gabriel Santana) já sabe de todos os podres de Tenório (Murilo Benício) e mesmo assim ficou do lado de seu pai. O filho de Zuleica (Aline Borges) jogou um verde com Solano (Rafa Sieg) e descobriu que foi o capanga do grileiro malfeitor quem disparou contra José Lucas (Irandhir Santos) na fazenda vizinha.
Renato, inclusive, pressionou o pistoleiro e ficou sabendo de todos os planos do pai para tomar as terras de José Leôncio Marcos Palmeira). Em uma conversa franca com Tenório, o jovem ainda afirmou que quer aprender com o crápula a arte de se apropriar de terras alheias, como o pai fez sua vida toda.
Nos próximos capítulos a mente de Renato começará a trabalhar em favor das maldades do pai. O jovem voltará a ter uma conversa com Solano em que irá expor um plano macabro para que a culpa do assassinato de José Leôncio caia nos ombros de Alcides (Juliano Cazarré).
Solano, no entanto, argumentará que essa estratégia pode não dar certo, já que Alcides mora justamente na fazenda de José Leôncio, junto com Maria Bruaca (Isabel Teixeira), ex-mulher de Tenório. Tanto Alcides, quanto Bruaca, também estão na lista de morte que o pistoleiro tem em mãos.
Já Renato insistirá no plano com um bom argumento: “O Alcides é filho de um pistoleiro muito conhecido lá nas bandas do Sarandi. Tal pai, tal filho“, dirá o filho de Zuleica.
Essa fase de Renato arquitetando falcatruas com seu pai não durará muito na novela Pantanal. O rapaz acabará percebendo que está do lado errado da história ao se deparar com José Lucas ainda bem debilitado devido ao tiro que quase tirou sua vida.
Depois disso, Renato tentará, em vão, fazer o pai desistir de sua vingança contra Maria Bruaca e toda a família Leôncio.