Público se revolta com cortes que SBT fez em Carrossel e Esmeralda a fim de antecipar seus finais

Emissora fez diversos cortes nas duas produções e extinguiu nova faixa de novelas para exibir novos programas.

PUBLICIDADE

As novelas Carrossel e Esmeralda estrearam no mesmo dia na nova faixa de novelas da tarde do SBT, mas também chegaram ao fim com poucos dias de diferença. Primeiramente foi a novela infantil Carrossel, que teve mais de 100 capítulos adiantados de uma hora para outra, a fim de que o final do folhetim fosse adiantado para exibir um reality com anões.

Vale destacar que a atração substituta de Carrossel não é exibida no mesmo horário em todo o Brasil, sendo que alguns estados a exibem por volta do meio dia, enquanto outros só após as 14h.

O resultado de trocar Carrossel por Pequenos Johnstons foi a redução na audiência de 4,5 pontos de audiência, para 3,5. Já Esmeralda, que vinha garantindo bons índices de audiência desde sua estreia, recebeu como “prêmio” vários cortes repentinos que adiantaram o final da produção brasileira baseada em uma novela mexicana do mesmo nome.

Para piorar a situação, o SBT decidiu, de última hora, cancelar a substituta de Esmeralda, Maria Esperança, que já era divulgada na programação da emissora há quase um mês com estreia prevista para dia 13 de setembro. No Lugar da novela protagonizada por Bianca Castanho e Claudio Lins será exibido um programa da Telemundo parecido com o brasileiro Você Decide, em que cada dia será apresentada uma história real diferente.

O público ficou revoltado com as recentes decisões da emissora paulista e várias críticas foram lançadas nas redes sociais. De acordo com a coluna Na Telinha, do UOL, a decisão de antecipar o final de Carrossel partiu de Silvio Santos, pois ele gostou muito da série dos anões e quis que a mesma fosse exibida em seu canal. Ainda de acordo com a publicação, até houve a tentativa de fazê-lo manter Carrossel no ar seguindo sua cronologia normal, mas o dono da emissora foi irredutível.

De qualquer maneira, Carrossel e Esmeralda tiveram um desfecho melhor do que Paixão de Gavilanes, que estreou no mesmo dia que as duas, na faixa das 14h, horário oficial de Brasília. A novela da Telemundo dividida em duas temporadas teve a primeira delas ignorada e já começou a ser exibida pela segunda parte da história, que ocorre vinte anos mais tarde da primeira temporada, mas só durou no ar por sete capítulos, sendo tirada da grade de programação de um dia para o outro, o que fez com que Esmeralda ganhasse capítulos de 1h40 no ar por quase três meses.