Nos próximos capítulos de Pantanal, Filó viverá uma grande surpresa após passado vir à tona e revelar segredo escondido por Solano. Desde que entrou na trama, o jagunço contratado por Tenório vem tocando o terror e mudando o rumo de muitos personagens. Suas más intenções serão descobertas e anunciada por Zefa na fazenda de José Leôncio, para o desespero da mãe de Tadeu.
Sorrateiramente, Solano chegou nas terras pantaneiras a pedido de Tenório e vem escondendo seu passado e quem realmente é, enquanto pratica seus crimes sem que ninguém descubra a autoria. Porém, a coisa vai mudar de figura após Zefa descobrir que ele é um matador e colocar a boca no mundo.
Após voltar a morar e trabalhar na casa de Tenório, Zefa ouvirá conversa e descobrirá sobre o passado de Solano e que na verdade ele não é um grileiro, mas sim um homem que ganha a vida promovendo matanças. Além disso, a namorada de Tadeu descobrirá quem são os alvos do pistoleiro e contará tudo a José Leôncio, na presença de Filó.
A empregada trará o passado de Solano à tona e também suas intenções futuras no Pantanal. “Tão querendo lhe matar”, dirá Zefa à José Leôncio após revelar quem o falso grileiro realmente é. Nesse momento, Filó ficará em choque com a revelação e não esconderá o espanto.
“Oh meu Deus! O que ‘ocê’ tá falando, Zefa?“, questionará a mãe de Tadeu, ainda atordoada ao saber do passado criminoso de Solano e sua missão em acabar com a vida de José Leôncio. O rei do gado também ficará espantado com a notícia, mas não acreditará, em um primeiro momento, que Tenório pudesse ter motivos para mandar alguém lhe tirar a vida.