Em Pantanal, Filó sempre foi a fiel companheira de José Leôncio. A dona de casa sempre se sentiu grata pelo fato de o fazendeiro tê-la acolhido junto ao filho. Com o passar dos anos, Filó se tornou a principal presença no comando da fazenda do Rei do Gado. Nos últimos capítulos da trama, a mãe de Tadeu finalmente realizará um de seus sonhos.
Após anos de convívio e parceria, José Leôncio decidirá se casar com a amada. A fazenda será cenário de uma grande festança, contando com a presença dos filhos e dos amigos do casal. O pai de Jove passará por cima de toda a decepção que viveu com Madeleine, se permitindo a viver o amor.
Filó e José Leôncio viverão sua última noite juntos antes da partida do fazendeiro. Após seu casamento, antes mesmo de amanhecer, o pai de Jove sentirá uma sensação estranha. Ele descerá as escadas da fazenda sentindo dores no peito e se questionando sobre oque estaria havendo de errado.
Reflexivo, o fazendeiro também começará a se questionar sobre o destino se seu pai. José Leôncio ficará perplexo ao olhar o quadro da fotografia tirada por Jove. Finalmente ele verá a figura do Velho do Rio reconhecendo-o como seu pai. A forte emoção fará com que o Rei do Gado sofra um infarto fulminante.
O encontro entre pai e filho promete fortes emoções. Sem saber ao certo que morreu, José Leôncio reencontrará o pai e entenderá de uma vez por todas o que houve com ele no dia em que desapareceu ao sair em busca de um Marruá. O fazendeiro receberá a missão de ocupar o lugar da entidade na proteção do bioma.