O agora rei Charles se manifestou sobre a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, de 96 anos. Elizabeth faleceu nesta quinta-feira (8), após ficar sob supervisão médica no Palácio de Balmoral, na Escócia, residência de férias da coroa britânica. O estado de saúde da monarca causava preocupação.
Familiares dela, incluindo Charles, foram convocados às pressas para irem para Balmoral. Normalmente, esse tipo de procedimento é adotado por médicos quando o estado do paciente é muito delicado e a morte é iminente. Horas depois, o falecimento de Elizabeth foi confirmado.
A monarca que ficou mais tempo no trono britânico marcou gerações. Aos 96 anos, ela será substituída por Charles. Oficialmente, o ex-príncipe já é considerado rei. Em breve, provavelmente depois do funeral de Elizbeth II, haverá cerimônia para oficializar Charles como rei do trono britânico.
O novo rei se manifestou após a morte da mãe. “Sei que a perda dela será profundamente sentida ao redor do país, da Commomwealth e por incontáveis pessoas ao redor do mundo”, disse o monarca brevemente. O “Commonwealth” citado por Charles diz respeito aos países que fazem do Reino Unido e de locais que reconhecem a rainha como chefe de estado. Este são os casos de Canadá e Austrália.
Charles é o novo rei aos 73 anos
O príncipe Charles passou a ser rei com o falecimento de Elizabeth II. Primeiro na linha de sucessão, Charles tem 73 anos. Desde 2005, Charles é casado com a duquesa da Cornualha, Camila. Entre 1981 e 1996, Charles foi casado com a Diana (1961-1997), princesa de Gales, com quem teve dois filhos: Harry e William.