Faleceu, na tarde desta quinta-feira (08), a Rainha Elizabeth II, aos 96 anos de idade. Seu reinado já se estendia desde o ano de 1952 até o presente.
Na manhã desta quinta, antes da divulgação da notícia da morte, o Palácio de Buckingham já havia noticiado que a rainha estaria sob observação médica em razão de seu estado de saúde, que muito preocupava os profissionais de saúde.
Segundo o comunicado oficial, emitido no site do Palácio, a rainha teria passado por uma avaliação médica profunda na manhã desta quinta-feira e os resultados do exame estariam preocupando a equipe responsável pela realeza, que, por essa razão, recomendou que Elizabeth II ficasse sob supervisão.
Após a divulgação da notícia e do conselho médico, boa parte da família se dirigiu ao castelo, localizado na Escócia. Entre os nomes, estão os quatro filhos da rainha, o príncipe Charles, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward e Camila Parker-Bowles e o príncipe William.
Operação London Bridge
Antes da divulgação oficial da morte, a BBC, principal canal de notícias do Reino Unido, já havia alterado seu layout, que, originalmente, é vermelho, para preto. Além disso, alguns jornalistas já estariam mudando suas roupas, também, para a cor preta. As medidas ficaram conhecidas como Operação London Bridge e, caso a rainha falecesse, a frase a ser dita seria “London Bridge is down”.
A responsabilidade da transmissão da notícia é do Secretário Privado da rainha, que deveria repassar a notícia à Primeira-Ministra Britânica e os funcionários. Posteriormente, a notícia seria repassada aos demais países dos quais Elizabeth II também era chefe de Estado.
Sucessor
O primeiro da fila na linha de sucessão é o príncipe Charles Philip Arthur George, de 73 anos, primeiro filho da rainha Elizabeth. Posteriormente, vem o príncipe William Arthur Philip Louis, filho do príncipe Charles. William é seguido pelo príncipe George Alexander Louis, pela princesa Charlotte Elizabeth Dian e pelo príncipe Louis Arthur Charles, respectivamente, todos filhos do príncipe William e da princesa Katherine Middleton.