A Rainha Elizabeth II faleceu no Reino Unido nesta quinta-feira (08) aos 96 anos de idade. A informação foi confirmada pela emissora de TV britânica BBC. Desde as primeiras horas do dia, o noticiário londrino divulgava uma piora no quadro de saúde da monarca, que foi colocada sob supervisão médica.
Em comunicado público, o Palácio de Buckingham informou que a Rainha Elizabeth II passou por uma avaliação médica no início da manhã, despertando preocupação nos médicos da realeza. Desde então, a monarca permaneceu em avaliação médica por determinação da equipe de saúde, falecendo horas depois.
No início da tarde, a rede de televisão BBC deu indícios de que Rainha Elizabeth II pudesse ter falecido. Como tradição, os apresentadores e jornalistas adotaram trajes na cor preta, simbolizando o luto – o chamado “London Bridge”. A última vez que este episódio aconteceu foi no ano de 2021, após o falecimento do príncipe Philip em abril.
Rainha Elizabeth II e os problemas de saúde
A monarca vinha lidando com problemas de saúde desde 2021. No início do referido ano, foi infectada pelo coronavírus e passou por um longo período de recuperação por conta dos sintomas causados pela Covid-19. Meses depois, em outubro do mesmo ano, chegou a ser internada, passando uma noite no hospital e limitando a sua agenda pública.
Rainha Elizabeth II era a monarca mais idosa do planeta e o seu reinado, que se iniciou no ano de 1952, foi o mais longevo de toda a história do Reino Unido. Em junho do ano passado, comemorou os 70 anos no poder, sendo a rainha tanto do Reino Unido quanto de outros diversos países, a exemplo de Nova Zelândia, Canadá e Austrália.