Quando Renato foi à fazenda de José Leôncio e viu Zefa, ficou encantando pela empregada. O personagem de Gabriel Santana já foi logo jogando seu charme para conquistar a mocinha, e não parou mesmo após saber que ela estava namorando Tadeu.
Nos próximos capítulos da novela Pantanal, o rapaz mostrará ser ruim igual ao pai, pois fará de tudo para ficar com a empregada, mesmo que, para isso, tenha que matar o filho de Zé Leôncio.
O jovem se unirá a Solano e começará a planejar a morte do peão. O pistoleiro foi contratado por Tenório para tirar a vida do fazendeiro vizinho, dos filhos dele, além de Alcides e Maria Bruaca.
Renato não está nem aí para o plano sangrento do pai, pois o que ele quer mesmo é aproveitar a situação para acabar de uma vez por todas com Tadeu e, assim, ter o caminho livre para tentar conquistar Zefa.
A empregada deixará o filho de Zuleica ainda mais apaixonado quando voltar a trabalhar na fazenda de Tenório. Renato começará a se aproximar da mocinha e ela fará de tudo para se livrar do sujeito.
O jovem começará a assediar a empregada, mas ela deixará claro que não tem a menor intenção de ficar com o filho do patrão. Obcecado, o rapaz tomará uma atitude extrema e decidirá se unir a Solano para matar Tadeu, pois já terá descoberto que o novo peão contratado pelo pai, na verdade, é um matador de aluguel.
Durante uma conversa com Solano, Renato irá sugerir: “A gente podia dar conta desse serviço enquanto eles estão fora. Começando pelo tal de Tadeu. Vamos dar fim nele nós dois?”.
