Em Pantanal, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) passou maus bocados nas mãos de Tenório (Murilo Benício), com quem foi casada durante vários anos. Contudo, mesmo após se separar do crápula, ela ainda vai correr sério risco de vida na trama adaptada por Bruno Luperi.
Após ter sido expulsa de casa por Tenório, Bruaca foi morar em uma chalana e, mais tarde, levada para viver na casa de José Leôncio (Marcos Palmeira). Lá, a mãe de Guta (Julia Dalavia) recebeu todo o apoio de que precisava, inclusive ajuda de uma advogada.
Contudo, Guta acabará convencendo sua mãe a desistir de disputar na Justiça os bens de Tenório pelos quais tanto vem lutando. A jovem dirá à genitora que é preciso aceitar a proposta de seu pai para que ela possa começar uma nova vida.
A princípio, Maria Bruaca tentará hesitar em conversar sobre o assunto, alegando que a advogada já está cuidando do caso. Contudo, Guta irá insistir na conversa até conseguir convencer a dona de casa a se render à proposta de Tenório.
O que Guta não sabe é que Maria Bruaca acabará na boca do lobo. Isso porque, mesmo a ex-mulher tendo aceitado um acordo, Tenório planejará sua morte e a de seu amante Alcides (Juliano Cazarré). O grileiro, inclusive, até chamará um jagunço para sua fazenda para dar as ordens da matança e planejar os crimes.
Além de Maria Bruaca e Alcides, Tenório ainda quer tirar a vida de José Leôncio e toda sua família. A essa altura, o crápula estará com muita raiva do vizinho por ter apoiado sua ex-mulher quando ele a expulsou da fazenda com uma mão na frente e outra atrás.
