Figura misteriosa e muito falada nas terras pantaneiras, Velho do Rio já ficou diante de muitos personagens da trama, mas nunca se apresentou ao filho. Sem conseguir ver a entidade, José Leôncio passou a não acreditar que o home-sucuri realmente seja o velho Joventino, como muitos vêm comentando. O rei do gado só mudará sua opinião quando ficar frente a frente com o pai e descobrir porque nunca conseguiu enxergá-lo.
Infelizmente, José Leôncio só terá o tão aguardado encontro com o pai somente após perder a vida. Nos capítulos finais da trama, o rei do gado finalmente pedirá Filó em casamento e subirá no altar com a companheira de uma vida, sem imaginar que viria na sequência.
A felicidade do casal não irá durar muito tempo e José Leôncio sofrerá um mal súbito que o levará a óbito logo após se tornar oficialmente o marido de Filó. Em um plano sobrenatural, o fazendeiro ficará frente a frente com Velho do Rio e desvendará o mistério que tanto tentou entender ao longo da vida.
Pai e filho protagonizarão um dos momentos mais aguardados da novela, em cena que promete emocionar o público. José Leôncio descobrirá que não conseguia ver o pai porque não acreditava que o evento sobrenatural seria possível. Logo em seguida, o homem-sucuri o nomeará como a nova entidade protetora do bioma local.
“Agora tô cansado dessa vida. Chegou minha hora de descansar. Até um dia, filho!”, dirá Velho do Rio em despedida, pedindo que o filho tome conta dos filhos e netos, fazendo valer o seu destino como novo protetor do Pantanal.