Em Pantanal, José Leôncio descobrirá o plano de vingança de Tenório contra a sua família. O todo-poderoso descobrirá a armadilha do grileiro após ser informado por Zefa. Após perder a virgindade com Tadeu, a jovem ficará chateada com a atitude do peão e decidirá voltar para seu antigo emprego. Ela ficará um tempo na propriedade do crápula e acabará descobrindo o plano sórdido do fazendeiro. Logo depois, Zefa acabará voltando para a fazenda do Rei do Gado e entregará os podres de Tenório.
Preocupada com o futuro da família do Rei do Gado, a jovem alertará José Leôncio a respeito do grileiro. Ela escancarará a verdadeira face do vilão e dirá que ele não é um homem confiável. Zefa contará toda a informação que conseguiu descobrir ao longo do tempo que ficou na propriedade de Tenório. A jovem dirá para o pecuarista que ele e toda a sua família estão jurados de morte e correndo risco de vida. Ela ainda revelará que o pai de Marcelo contratou um jagunço chamado Solano para dar fim na família.
Ao escutar a revelação de Zefa, José Leôncio não conseguirá acreditar que Tenório teria capacidade de tramar uma vingança contra ele. No entanto, ele ficará pensativo e decidirá procurar Maria Bruaca. O pai de Jove terá uma conversa séria com a interiorana e ela confirmará que acredita nas palavras de Zefa.
Após a confirmação da mãe de Guta, José Leôncio temerá pela segurança de sua família e ficará muito preocupado. Filó, por sua vez, implorará para seu companheiro não deixar a fazenda, com medo de que ele seja assassinado.
Após o fuxico da empregada, José Leôncio se sentirá culpado e começará achar que fez mau juízo de Tenório. Ele começará acreditar que o grileiro é inocente e não acreditará na palavra de Zefa. O Rei do Gado fará uma investigação e chegará a conclusão de que deve um pedido de desculpas ao fazendeiro.
