Bruno Luperi, autor do remake da novela Pantanal na Globo, vem se mantendo fiel a muitos detalhes da versão original, exibida em 1990 na Rede Manchete. Porém, ele decidiu fazer uma pequena mudança no final de José Leôncio.
A cena que sofrerá esta alteração se refere a uma homenagem que os filhos do fazendeiro irão fazer ao pai. Depois da morte de Zé Leôncio, quando estiver sendo realizado o velório, já no capítulo final, os três filhos do fazendeiro deveriam dar uma salva de tiros, porém, na atual versão da novela, eles não irão disparar nenhum tiro.
“Eu tirei [a salva de tiros], isso aí não tem mais no texto, mas tinha na primeira versão“, adiantou Bruno Luperi, em uma entrevista à colunista Patrícia Kogut. O autor contou que mudou de ideia após conversar com o ator Irandhir Santos, que interpreta Zé Lucas de Nada.
O neto de Benedito Ruy Barbosa conversou com o ator, quando foi ao Rio de Janeiro, e Irandhir lhe contou uma ideia que eles tiveram no bastidor da novela. Bruno Luperi adorou a sugestão e decidiu providenciar a mudança.
O ator do remake da Globo garantiu que está sempre aberto a novas sugestões e atento ao que o elenco lhe diz: “Quando vem algo deles, tento olhar com o maior critério possível e ouvir com o coração aberto“.
José Leôncio morrerá no final da novela Pantanal e esta cena já foi escrita, seguindo a história original. O fazendeiro passará mal após se casar com Filó e acabará falecendo. O caixão será transportado na chalana de Eugênio, acompanhado pelos peões, amigos e familiares do fazendeiro. Depois de morto, Zé Leôncio finalmente verá o pai e então será avisado que, a partir daquele momento, ele é o novo Velho do Rio.
