Prejuízo amargo? Globo fatura alto com a Copa do Mundo, mas saldo fecha no vermelho

Emissora vai faturar cerca de R$ 1 bilhão com venda de publicidade para o Mundial.

PUBLICIDADE

A Globo vendeu cada cota publicitária para a Copa do Mundo por R$ 175 milhões. Todas as cotas de TV aberta foram vendidas e a emissora faturou R$ 1,085 bilhão. Apesar do valor altíssimo, A Globo terá prejuízo com a Copa do mundo. A informação é de Gabriel Vaquer, do Notícias da TV.

Apesar do valor alto com cotas de publicidade, a ideia inicial da Globo era vender os espaços publicitários por R$ 250 mil para não ter prejuízo com a transmissão do torneio de futebol mais importante do planeta. Agências de publicidade, porém, informaram que o teto do mercado era de R$ 175 milhões e o departamento comercial da emissora decidiu negociar por este valor.

Tudo certo com os valores que entram no cofre da Globo. O problema são os valores que saem. A emissora paga 90 milhões de dólares anuais para a Fifa para transmitir a Copa do Mundo. Na cotação desta sexta-feira (2), são R$ 466,8 milhões.

A Globo também tem uma dívida de 30 milhões de dólares (R$ 155,62 milhões) com a Fifa. Em 2020, a emissora desfez o acordo com a entidade máxima do futebol, mas depois chegou a um acordo. No mesmo ano, a Globo devolveu os direitos da Copa Libertadores da América à Conmebol. O torneio foi parar no SBT.

Os valores para a Fifa somam cerca de R$ 622 milhões. Ainda há impostos, pagamento a agências de publicidade e gastos com pessoal que vão cobrir a Copa do Mundo in loco. O Catar é um país caro e isso sugará um bom montante em dinheiro da maior emissora do país.

A Globo vai transmitir 56 das 64 partidas da competição – as exceções são os jogos da última rodada da fase de grupos, que acontecem nos mesmos horários dentro das chaves e apenas um deles será exibido ao vivo na TV aberta. O Mundial marcará a despedida do narrador Galvão Bueno.