O que aconteceu com dedo mindinho do ex-presidente Lula?

A perda do dedo mindinho é uma das curiosidades sobre a vida do ex-presidente.

PUBLICIDADE

A vida de Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da república, é repleta de histórias curiosas entre os bastidores da carreira política e momentos marcantes de sua vida pessoal. Mas, uma das maiores curiosidades sobre a vida do ex-presidente é como ele perdeu o dedinho mindinho.

Lula recentemente contou a história no podcast PodPah, transmitido no YouTube. Quando isso aconteceu, ele tinha 18 anos, e trabalhava no turno da noite na Fábrica Independência, empresa que fabrica botões de segurança para cofres. Uma das máquinas de prensa da empresa quebrou e Lula fez um parafuso para mantê-la no lugar. Ao instalá-lo, ele sofreu um acidente de trabalho.

Em entrevista ao saudoso Jô Soares, alguns anos atrás, Lula contou que o acidente ocorreu por volta das 3 horas da madrugada, e disse que quando ficou com o braço preso na máquina, um outro funcionário tentou ajudá-lo.

Assim que a máquina soltou, Lula disse que tentou tirar a mão, mas o equipamento havia agarrado seu dedo mindinho e o amassou. Após o acidente, o ex-presidente só conseguiu ir ao médico cerca de 4 horas depois, às 7 horas da manhã. “O médico poderia ter aproveitado um toquinho [do dedo mindinho], mas preferiu cortar tudo”, relembrou Lula.

Além de contar como perdeu o dedo, Lula também contou a Jô Soares sobre suas experiências como metalúrgico. Após o acidente, ele disse que costumava andar com as mãos fechadas porque tinha vergonha de que as pessoas o vissem usando uma aliança de casamento e notassem que ele não tinha um dos dedos.