Por que o ex-presidente Lula tem a voz rouca?

Nas últimas semanas a rouquidão na fala de Lula tem repercutido na internet.

PUBLICIDADE

No mês passado, Luiz Inácio Lula da Silva, candidato presidencial do PT, ganhou atenção nas redes sociais por uma característica inusitada: sua voz rouca. A voz de Lula às vezes tem falhado em discursos, debates e entrevistas.

No último domingo (28), durante o debate da TV Bandeirantes, Lula aparentou que estava sem fôlego ao falar. Logo após o programa, a voz de Lula atingiu o maior volume de buscas na internet. Há um motivo por trás da rouquidão do ex-presidente: o candidato desenvolveu um câncer de 3 cm de diâmetro na laringe que o fez passar por mais de 30 tratamentos de quimioterapia.

No entanto, o problema na fala não foi associado diretamente ao tumor. Lula se curou da doença e fez exames de rotina para confirmar cura. O último aconteceu em 16 de março deste ano no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele passou pelos mesmos exames que descobriram o câncer há 11 anos. O procedimento é realizado sob anestesia leve, e a região da garganta é rastreada e fotografada com um dispositivo introduzido pelo nariz.

Motivos da rouquidão

Duas questões estariam afetando a voz do ex-presidente. Uma delas é que, segundo o jornal O Globo, Lula não faz ocasionalmente sessões de fonoaudiologia recomendadas por seu médico para manter sua habilidade vocal. Em maio deste ano, retomou as sessões de tratamento, mas teria parado em junho. Desde julho, o candidato faz exercícios fonéticos uma ou duas vezes por semana, enquanto a frequência ideal para ele seria diária.

Lula também sofre de refluxo gástrico crônico, que pode inflamar e danificar as cordas vocais. Ele faz uso de medicamentos, mas a comida mais indisciplinada piorou o problema. Ainda segundo O Globo, à noite, Lula costuma trocar refeições por pizza.

Há alguns meses, Lula havia engordado 5kg, o que piorou o refluxo gástrico, agravando as cordas vocais. Mas recentemente o excesso de peso foi perdido. Lula toma semaglutida, um medicamento de última geração para diabetes tipo 2 que promove a saciedade e reduz a fome com efeitos colaterais mínimos. Além disso, Lula faz exercícios físicos em casa.