Quer melhorar o networking? Confira cinco dicas de Michele Silva, especialista em marketing digital

Michele Silva, especialista em marketing digital, afirma que manter uma rede de contatos ativa traz benefícios para a carreira.

PUBLICIDADE

O networking, há alguns anos, se tornou peça-chave do mercado de trabalho. Afinal, em muitos casos, conseguir um novo emprego requer, além da competência, conhecer a pessoa certa.

Além disso, conectar-se com outros profissionais favorece a troca de experiências, as oportunidades de aprimoramento e a participação em cursos, webinários e eventos relacionados à área de atuação.

Michele Silva, especialista em marketing digital e referência em publicidade no meio online, afirma que manter uma rede de contatos ativa traz benefícios para a carreira.

“Quando menos se espera, uma boa oportunidade pode aparecer”, ressalta.

Quer melhorar o seu networking? Então, confira as recomendações de Michele Silva para potencializar as conexões profissionais.

1) Compartilhe conteúdo

As redes sociais são um ambiente profícuo para a troca de conhecimento. Então, aproveite as plataformas para postar sobre assuntos relevantes e engajar em publicações de colegas.

2) Mantenha contato

Se afastar demais de colegas de trabalho ou de cursos nem sempre é uma boa ideia. Muitas vezes, novas oportunidades aparecem porque alguém se lembrou de nós. Portanto, procure manter contato.

3) Saiba se autopromover

Compartilhe nas redes sociais algum trabalho, projeto ou iniciativa que tenha posto em prática. Valorize o que faz, mas sem cair em soberba. As pessoas se interessam pelo que os amigos têm feito.

4) Mantenha-se atualizado

A chave do networking é a interação. Contudo, para ter boas trocas, é importante saber sobre o que se está falando. Então, siga estudando, se aprimorando e desenvolvendo novas capacidades. Estar ciente acerca dos rumos da sua área é fundamental.

5) Tenha um perfil ativo nas redes sociais profissionais

O LinkedIn é o melhor ambiente para ampliar o networking. Mas, para isso, o usuário precisa interagir, participar e se mostrar interessado. Portanto, mantenha um perfil ativo nas redes sociais profissionais, procurando estreitar relações com pessoas conhecidas e, sem parecer intrometido, com potenciais chefes, recrutadores e colegas de trabalho.