Em Pantanal, no episódio previsto para ir ao ar em 1º de outubro, Tenório (interpretado pelo ator Murilo Benício) decepará as genitálias de Alcides (interpretado pelo ator Juliano Cazarré). O crime acontecerá dentro de uma tapera abandonada, onde a vítima não terá condições de apelar por socorro, tampouco empreender fuga. A trama da faixa das nove horas da noite está em sua reta final, permanecendo no ar até dia 07 de outubro.
Na versão original, transmitida na televisão na década de 1990, a novela exibiu a cena exata da castração. Agora, porém, o ato não será reproduzido aos telespectadores; o público do folhetim só ouvirá os gritos de dor de Alcides enquanto tem as suas genitálias covardemente decepadas.
Maria Bruaca (interpretada pela atriz Isabel Teixeira) é testemunha ocular da covardia. Para tanto, utilizará uma fresta na tapera abandonada que será utilizada pelo genitor de Guta (interpretada pela atriz Julia Dalavia) para executar a atrocidade.
Depois de encerrar a castração de Alcides, ainda tomado por enorme fúria, Tenório, ao se deparar com Maria Bruaca, tentará empreender um segundo crime: o abuso da ex-esposa. Ela, porém, não cede às lascívias do criminoso e, com uma cusparada na cara, garante que a violência só poderia ser concretizada sobre o seu cadáver, lutando enquanto vida tiver para que não mais fosse violentada.
“Eu não vou te servir nunca mais nessa vida! Você vai ter que me matar primeiro”, disparou Maria Bruaca antes de cuspir no rosto do crápula. Diante da postura de sua ex-mulher, Alcides acaba por desistir da segunda empreitada criminosa.
