Tenório (Murilo Benício) provou mais de uma vez que é o maior vilão de Pantanal. O crápula tem um herdeiro, que mostra que puxou as maldades do pai e começa a colocar as garras de fora. Renato (Gabriel Santana) se mostrará um aliado do grileiro e promoverá o encontro de Solano (Rafa Sieg) com José Leôncio (Marcos Palmeira).
O novo personagem de Pantanal chegará na trama para movimentar a história. Ele começa a trabalhar para Tenório, que encomenda o óbito de toda a família Leôncio. Será o jagunço o responsável por quase tirar a vida de José Lucas (Irandhir Santos).
Solano e José Leôncio cara a cara em Pantanal
Em cenas previstas para irem ao ar a partir do dia 09/09, Renato ficará sabendo, por Solano, que o pai encomendou a morte de José Leôncio e dos filhos. Além deles, o grileiro pede para dar cabo com a vida de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré).
Tenório ficará sabendo, pelo jagunço, que o filho já sabe de todos os planos e procura o rapaz. Já no capítulo seguinte, dia 10, o crápula diz ao vilãozinho que quer possuir as terras que pertencem ao vizinho. Por conta desses planos, o rapaz promoverá o encontro entre o Rei do Gado e o jagunço.
Tenório terá perdido um dos filhos
Até a essa altura da trama, Tenório terá perdido um dos filhos e nem imagina que foi o jagunço o autor do crime. Solano se sentirá ameaçado por Roberto (Cauê Campos) e o afoga no rio. Zuleica (Aline Borges) ficará devastada com o óbito do menino, assim como o grileiro.
O capanga dirá ao patrão que o rapaz caiu na água e foi devorado por uma cobra sucuri. Devido a isso, o pai de Guta (Julia Dalavia) ordenará que ele atire em todas as cobras que encontrar na região.