A influenciadora digital Suchata Kongsupachak, conhecida como Nutty, no YouTube, desapareceu da Tailândia, país onde morava e gravava os seus vídeos, após ser acusada de aplicar um golpe em seus seguidores, por intermédio do qual teria arrecadado a quantia de aproximadamente R$ 285 milhões. As informações foram divulgadas pelo jornal local Nation Thailand.
A referida fonte indica que a youtuber foi o alvo de um mandado de prisão, expedido pela Justiça local, na última terça-feira (30). O cumprimento da ordem judicial, porém, acabou sendo comprometido, em razão do desaparecimento da jovem de 30 anos.
O golpe aplicado por Nutty consistiria no incentivo a investimentos em uma empresa dela no mercado de ações. Os que fizessem as compras, em troca, receberiam elevadas quantias a título de retorno financeiro, na casa dos 100%. Estima-se que pelo menos seis mil pessoas teriam caído na lábia da youtuber.
“Ela costumava postar fotos nas mídias sociais, mostrando sua riqueza com carros de luxo, relógios, bolsas e propriedades, enquanto afirmava que os havia obtido nos investimentos em uma corretora”, explicou Watthana Ketumpai, chefe da investigação, em entrevista para a referida fonte.
Com o decorrer das investigações, as autoridades policiais descobriram pelo menos mais um crime relacionado com a empresa da youtuber. O evento está relacionado com uma fraude em Singapura, onde uma mulher de nacionalidade tailandesa e o seu marido cingapuriano teriam fraudado clientes com relógios de luxo e produtos de marcas valiosas.