Pela primeira vez, Juma irá tirar a vida de alguém na novela Pantanal, nos próximos capítulos a personagem de Alanis Guillen irá virar onça e encarar Solano, o pistoleiro contratado por Tenório.
Em forma de onça, Juma irá encurralar o jagunço, que será degolado e destroçado pelo felino. Em seguida, a mocinha arrastará o corpo do sujeito até o rio e jogá-lo para as piranhas.
Isto acontecerá depois que a família de José Leôncio começar a desconfiar de Solano, então ele fingirá que foi demitido por Tenório e se esconderá na tapera, para continuar com o plano de matar a família do rei do gado, além de Alcides e Maria Bruaca.
A tapera estará vazia porque Juma estará morando com Jove na fazenda do sogro, desta forma o pistoleiro ficará lá sem ser incomodado, até que o Velho do Rio decide visitar o sujeito e eles acabarão discutindo.
Solano acertará um tiro na entidade, que cairá no chão e quando o jagunço se aproximar para efetuar outro disparo, já não encontrará o corpo do ancião.
Dois meses terão passado e ninguém mais estará comentando sobre Solano e nesta época, Juma estará prestes a parir, então deixará a fazenda de José Leôncio e voltará para sua tapera, pois quer ter a filha sozinha.
Quando chegar ao casebre, a filha de Maria Marruá vai se deparar com Solano e ele ameaçará matar a mocinha e também a filha dela. Só que a jovem vai virar onça e acabará com o sujeito.
No dia seguinte, Juma enrolará o corpo do pistoleiro em alguns panos e o arrastará até o rio. O autor já pediu que esta imagem seja chocante, porém, não quer nada nojento ou asqueroso.
