Datena xinga produção após noticiar falso óbito de Michael Schumacher; web não perdoa

A produção do programa teria recebido uma informação sobre o heptacampeão que não foi confirmada.

PUBLICIDADE

O heptacampeão mundial Michael Schumacher, que segue em coma desde um acidente que sofreu em 2013, foi notícia no programa de José Luiz Datena. O apresentador anunciou no Brasil Urgente, na edição desta segunda-feira (29), que havia recebido a informação de sua equipe de que Michael Schumacher teria falecido. O veterano da Band começou a checar as informações ao vivo e se incomodou com a produção após ver que não havia veículos de comunicação respeitados divulgando a notícia.

Ao vivo na Band, Datena se irritou com a produção do noticiário e disse que a equipe deveria investigar a notícia com calma. O apresentador usou um ditado conhecido, “Macaco velho não põe a mão em cumbuca'”, disse o apresentador. Em seguida, puxou a orelha da produção, e disse que na ansiedade de dar um furo mundial com a notícia, podem acabar espalhando fake news.

“Pode ser até que tenha acontecido, ele estava muito mal após o acidente. Estou no site de um jornal alemão… e não tem absolutamente nada. Então chequem direito para não matar as pessoas antes do tempo”, continuou o apresentador.

Antes de seguir com outra pauta do noticiário policial, Datena cobrou sua equipe sobre qual era a fonte da notícia da suposta morte de Michael Schumacher. A produção o informou de que a notícia foi passada por um dos diretores da Tv Band. O apresentador ponderou a situação e lembrou que a emissora poderia ter recebido notícia por ter adquirido os direitos da Fórmula 1 no Brasil. Mesmo assim, Datena aconselhou o diretor, que não teve o nome identificado, a checar a informação.

A informação dada no programa rapidamente repercutiu online, e muitos internautas criticaram o programa. Apesar da consideração de Datena, o jornalista também recebeu muitas críticas. Até a publicação desta matéria, não houve confirmação da morte de Michael Schumacher.